sexta-feira, 18 de outubro de 2013

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Segue abaixo as leituras complementares da unidade VI. Aproveitem e leiam bastante!



1. Cadernos de Formação:


2. Leituras Complementares:

ANO 1 - Planejando a alfabetização: integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas.

ANO 2 - Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento.
ANO 3 - Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.
EDUCAÇÃO DO CAMPO - Projetos didáticos e sequências didáticas na educação do campo: a alfabetização e as diferentes áreas de conhecimento escolar.

Segue abaixo as leituras complementares da unidade V. Aproveitem e leiam bastante!



1. Cadernos de Formação:


2. Leituras Complementares:

ANO 1 - Os diferentes textos em salas de alfabetização.
  • NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2010. (Acervo PNBE do professor 2010).
  • PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI Tomoko Iyda; CACETE Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Acervo PNBE do professor/2010).
  • BORTONI-RICARDO,  Stella Maris; SOUZA, Maria Alice Fernandes de. Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao 5º ano. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Acervo PNBE do professor/2010).
  • CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Acervo PNBE do professor/2010).

ANO 2 - O trabalho com gêneros textuais na sala de aula.

ANO 3 - O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas.
EDUCAÇÃO DO CAMPO - O trabalho com gêneros textuais em turmas multisseriadas.