Segue abaixo as leituras complementares da unidade VI. Aproveitem e leiam bastante!
1. Cadernos de Formação:
2. Leituras Complementares:
ANO 1 - Planejando a alfabetização: integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas.
- BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; SELVA, Ana Coelho; COUTINHO, Marília Lucena. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura a produção de textos. In: SOUZA, Ivane Pedrosa de; BARBOSA, Maria Lúcia de Figueiredo (Org.). Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 111 - 124.
- SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. O trabalho com gêneros por meio de projetos. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 115 - 132.
- MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife: MEC/CEEL, 2008.
- SOEK, Ana Mariaa; HARACEMIV, Sonia M. C. e STOLTZ, Tânia. Mediação pedagógica na alfabetização de jovens e adultos. Curitiba: Positivo, 2009, p. 43 - 69. (Obra do PNBE do professor 2010).
ANO 2 - Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento.
- DOLZ, Joaquim, NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
- CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In: Org. BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENRO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007.
- NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. In: Org. BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENRO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007.
- LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ANO 3 - Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.
- ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo, Parábola. 2012.
- CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. (Acervo do PNBE do Professor)
- SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: um tema em três gêneros. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
- CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFMG. Jornal Letra A: o jornal do professor alfabetizador
- MEURER, José Luiz. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Ilha do Desterro, nº 38, jan./jun. 2000, p. 155 - 171.
- TEIXEIRA, Edival Sebastião & COSTA, Daniana de. A modelagem matemática e a pedagogia da alternância. Synergismus Scyentifica/URFPR. Pato Branco; nº 02 (1, 2, 3,4); 2000.
- CASTRO, César Augusto; SOUSA, Maria Conceição Pereira. Pedagogia de projetos na biblioteca escolar: proposta de um modelo para o processo da pesquisa escolar. Perspect. ciênc. inf. vol.13 no.1 Belo Horizonte Jan./Apr. 2008.
- SANTOS, Carmi Ferraz; COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes; Barbosa, Maria Lucia Ferreira de Figueiredo. Atenção, senhores ouvintes: as notícias nas ondas do rádio. In LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário