Segue abaixo as leituras complementares da unidade V. Aproveitem e leiam bastante!
1. Cadernos de Formação:
2. Leituras Complementares:
ANO 1 - Os diferentes textos em salas de alfabetização.
- NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2010. (Acervo PNBE do professor 2010).
- PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI Tomoko Iyda; CACETE Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Acervo PNBE do professor/2010).
- BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUZA, Maria Alice Fernandes de. Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao 5º ano. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Acervo PNBE do professor/2010).
- CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Acervo PNBE do professor/2010).
ANO 2 - O trabalho com gêneros textuais na sala de aula.
- BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester (org.) Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- BIZZOTTO, Maria Inês; AROEIRA, Maria Luisa e PORTO, Amélia. Alfabetização linguística da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. (Acervo do PNBE do Professor 2010).
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. (Acervo do PNBE do Professor 2010).
- LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ANO 3 - O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas.
- SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. (Acervo do PNBE do Professor/2010).
- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Fascículo 5: o lúdico na sala de aula: projetos e jogos. Brasília, 2008.
- ALMEIDA, Rosângela e PASSINI, Elsa. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002. Coleção Repensando o Ensino. (Acervo do PNBE do Professor/2010).
- PORTO, Márcia. Gêneros Textuais. In. PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009. (PNBE do professor, 2010)
- PORTO, Márcia. Diálogo entre gêneros textuais: tema moradia. In. PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009. (PNBE 2. do professor, 2010).
- SOUZA, Abda Alves de; SOUZA, Sirlene Barbosa de. A análise linguística e sua relação com a produção textual. In: SILVA, Alexsandro; PESSOA, Ana Cláudia; LIMA, Ana (orgs.). Ensino da Gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia e CAVALCANTE, Marianne C. B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia e CAVALCANTE, Marianne C. B (orgs.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: e Autêntica, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário