Segue abaixo as leituras complementares da unidade VIII. Aproveitem e leiam bastante!
1. Cadernos de Formação:
2. Leituras Complementares:
ANO 1 - Organização do trabalho docente para promoção da aprendizagem.
- CRUZ, Magna do Carmo Silva. Práticas de alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental: o que os alunos aprendem? Anais da 31ª Reunião Anual da Anped, Caxambu-MG, 2008.
- BARRETO, Elba; MITRULIS, Eleny. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. In: Cadernos de pesquisa, n. 108: 27 a 48, novembro, 1999.
- MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (org.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
- LEAL, Telma Ferraz. Organização do trabalho escolar e letramento. In Santos, Carmi F. & Mendonça, Márcia (org.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Movimento Todos pela Educação. De olho nas metas do movimento Todos pela Educação. Brasília: MEC/SEB, 2009.
- MAINARDES, Jeferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000- 2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação. Vol. 14, n. 40, p. 7-23, jan./abr. 2009.
- MELO, Elisabete Carvalho de. A escrita da prática pedagógica como estratégia metodológica de formação. Formação de professores para a educação básica. IX Congresso estadual paulista sobre formação de educadores – 2007. UNESP.
- FERNANDES, Cláudia. A escolaridade em ciclos no Brasil: uma transição para a escola do século XXI. Rio de Janeiro, 2013. Tese (Doutorado em Educação). Departamento de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, 2003.
ANO 3 - Progressão escolar e avaliação: o registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no ciclo de alfabetização.
- JACOMINI, Márcia Aparecida. A escola em ciclos e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 401 – 418 set/ dez. 2004.
- ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do Ensino Fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, v. 14¸n. 40, jan./abr., 2009.
- CORSI, Adriana Maria. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. In: 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, Caxambu. Anais da 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005, p.1 - 15.
- SANTIAGO, Maria Eliete. Direito à Educação com qualidade social: o desafio do direito à educação. Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho: caderno de referência 2/coordenação geral de articulação e fortalecimento institucional dos sistemas de ensino. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 26 – 30.
- SERPA, Andréa; CALLAI, Cristiana. Avaliação no cotidiano escolar: muitos sentidos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 393-402, maio/ago. 2012.
- SOUZA, Ivânia Pereira Midon; CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Práticas de alfabetização e letramento: o fazer pedagógico de uma alfabetizadora bem sucedida. Anais da 35a Reunião Anual da ANPED; GT 10: Alfabetização, leitura e escrita. Caxambu: ANPED, 2012.
- GERKEN, Carlos Henrique de Souza; OLIVEIRA, Ildete Freitas. Letramento, identidade e cotidiano entre jovens xakriabá. Anais da 35a Reunião Anual da ANPED; GT 10: Alfabetização, leitura e escrita. Caxambu: ANPED, 2012.
- CANÁRIO, Rui. Escola rural: de objecto social a objecto de estudo. Revista do Centro de Educação, vol.33, n.01, 2008.
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