Segue abaixo as leituras complementares da unidade VII. Aproveitem e leiam bastante!
1. Cadernos de Formação:
2. Leituras Complementares:
ANO 1 - Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais.
- COUTO, Cremilda Barreto. Escola em ciclos: o desafio da heterogeneidade na prática Pedagógica. In: 32ª Reunião Nacional da ANPEd, 2009, Caxambu. Anais da 32ª Reunião Nacional da ANPEd, 2009.
- CUNHA, Isabela Bilecki da. Mudanças na prática docente em sala de aula: lidando com a heterogeneidade no regime de ciclos? In: 30ª Reunião Nacional da ANPEd, 2007, Caxambu. Anais da 30ª Reunião Nacional da ANPEd, 2007.
- RAPOPORT, Andrea; SARMENTO, Dirléia F.; NÖRNBERG, Marta; PACHECO, Suzana M. (orgs.). A criança de 6 anos no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009. (Acervo de PNBE do Professor).
- MACIEL, Francisca Isabel P.; BAPTISTA, Mônica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2009.
ANO 2 - A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização.
- LEAL, Telma F. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; LEAL, Telma F. (orgs.) Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; MORAIS, Artur G. Avaliação e Alfabetização. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
- LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
- PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANO 3 - A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades.
- ZIBETTI, Marli Lúcia. Ciclo básico de alfabetização e heterogeneidade: os desafios da prática pedagógica. Boletim de Psicologia.
- FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1992.
- RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ Editores, 2011.
- CRUZ, Magna do Carmo Silva Cruz e ALBUQUERQUE,Eliana Borges Correia. A relação entre as práticas de alfabetização e as aprendizagens das crianças nos três anos iniciai s do ensino fundamental em escolas organizadas em série e em ciclos. In: 35ª Reunião Nacional da ANPEd, 2012, Caxambu. Anais da 35ª Reunião Nacional da ANPEd, 2012, p. 1 – 15.
- FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. O cotidiano escolar: reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico na sala de aula. In O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna / FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.).Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012 (Coleção Língua Portuguesa na Escola, 1).
- LEAL,Ferraz; GUERRA, Severina Érika; LIMA, Juliana. Atividades em grupo: que benefícios podem trazer ao processo de aprendizagem? In O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.).Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012 (Coleção Língua Portuguesa na Escola, 1).
- YAMIN, Giana Amaral; MELLO, Roseli Rodrigues de. “Ruim é copiar, é escrever”: a escola para as crianças assentadas. Revista Eletrônica Acolhendo a alfabetização nos países de Língua Portuguesa. ISSN: 1980-7686.
- HAGE, Salomão Mufarrej. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 97-113, abr. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário