Segue abaixo os Cadernos de Formação da II Unidade, que serão utilizados na formação deste mês de maio. Além destes, disponibilizamos também as leituras complementares, para aprofundamento dos textos trabalhados nesta unidade.
Aproveitem e estudem muito!
Cadernos de Formação:
Leituras Complementares:Ano I:
- A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento com eixos norteadores.
- FERREIRA, Andrea; ROSA, Ester. O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do
trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. - SILVA, Ceris S. Ribas. O planejamento das práticas escolares de alfabetização e letramento. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca; MARTINS, Raquel (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora:
Ceale, 2008. (livro do acervo do PNBE Professor 2010). - GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DIAS, Maria Tomayno de Melo e SILVA, Luciana
Prazeres. O registro da rotina do dia e a construção de oportunidades de aprendizagem da escrita. In CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MACIEL, Francisca e MARTINS, Raquel (orgs.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (livro do acervo do PNBE Professor).
- Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento.
- Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor.
- O professor como mediador das leituras literárias.
- A biblioteca escolar como espaço de aprendizagem.
- O papel da biblioteca na formação do leitor.
- O acervo das bibliotecas escolares e suas possibilidades.
- Alfabetização na perspectiva do letramento: obras complementares para os anos 1 e 2 do Ensino Fundamental.
- LEAL, Telma Ferraz.; SILVA, Alexandro da (orgs). Recursos didáticos e ensino da Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011, v.1, p. 95-114.
- A escola do campo em movimento.
- Redes de leitores: configurando uma história da leitura de Crianças de assentamento da reforma agrária no sudeste do Estado do Pará.
- BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In BAKHTIN, Mikahail. Estéticada criação verbal. 3a ed. (1a ed. 1992). São Paulo: Martins Fontes 2000.
- MACHADO, Maria Zélia Versiani. Ensinar português hoje: novas práticas na
tensão entre o escolar e o social. In MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei
Teodoro. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010
"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,
por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)
por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário