Segue abaixo as leituras complementares da unidade III. Como os cadernos de formação já chegaram, então não iremos mais disponibiliza-los neste blog. Para acessá-los, segue abaixo o link. Basta clicar e fazer o download. Aproveitem e leiam bastante!
1. Cadernos de Formação:
2. Leituras Complementares:
ANO 1 - A Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética.
- FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana.Psicogênese da língua escrita.Porto Alegre: Artmed, 1986.
- MORAIS,Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos,2012.
- PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização:espaço,tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra,2012.
- SOARES, Magda.A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica
ANO 2 - A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização.
- FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 23. ed. São Paulo: Cortez,1995
- MORAIS, ArturG.; ALBUQUERQUE, Eliana B. C.; LEAL, Telma F.(Orgs.) Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5.ed. São Paulo: Ática, 2004.(Acervo PNBE do Professor 2010)
- SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25,jan./fev./mar./abr.2004.
ANO 3 - O Último Ano do Ciclo de Alfabetização: Consolidando os Conhecimentos.
- MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
- BER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: SCIPIONE. 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
- SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de. Brincando e aprendendo: os jogos com palavras no processo de alfabetização. IN; LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro (orgs.). Recursos didáticos e ensino da Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: CRV, 2011.
- SILVA, Alexsandro, MORAIS, Artur Gomes de, MELO, Kátia Leal Reis de.(orgs). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
EDUCAÇÃO DO CAMPO - Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização em Escolas do Campo.
- SANTOS, Carmi, ALBUQUERQUE, Eliana e MENDONÇA, Márcia. Alfabetizar letrando. In: SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia (orgs.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: 1. Autêntica, 2005.
- COUTINHO, Marília. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, Artur Gomes, ALBUQUERQUE, Eliana, LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Alfabetização, apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2. 2005.
- CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves; LIMA, Juliana de Melo. Organização do trabalho pedagógico: o ensino da análise linguística nas séries iniciais. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs). O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- CARVALHO, Marlene. Ensinar e aprender ortografia: um desafio para professores e alunos. In: CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2009. Disponível no acervo 4. do PNBE do Professor 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário