segunda-feira, 29 de julho de 2013



Segue abaixo as leituras complementares da unidade III. Como os cadernos de formação já chegaram, então não iremos mais disponibiliza-los neste blog. Para acessá-los, segue abaixo o link. Basta clicar e fazer o download. Aproveitem e leiam bastante!




1. Cadernos de Formação:


2. Leituras Complementares:

ANO 1 - A Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética.
  • FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana.Psicogênese da língua escrita.Porto Alegre: Artmed, 1986.
  • MORAIS,Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos,2012.
  • PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização:espaço,tempo e corporeidade. Porto  Alegre: Edelbra,2012.
  • SOARES, Magda.A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica

ANO 2 - A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização.


ANO 3 - O Último Ano do Ciclo de Alfabetização: Consolidando os Conhecimentos.


  • MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
  • BER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: SCIPIONE. 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
  • SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de. Brincando e aprendendo: os jogos com palavras no processo de alfabetização. IN; LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro (orgs.). Recursos didáticos e ensino da Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: CRV, 2011.
  • SILVA, Alexsandro, MORAIS, Artur Gomes de, MELO, Kátia Leal Reis de.(orgs). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

EDUCAÇÃO DO CAMPO - Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização em Escolas do Campo.

  • SANTOS, Carmi, ALBUQUERQUE, Eliana e MENDONÇA, Márcia. Alfabetizar letrando. In: SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia (orgs.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: 1. Autêntica, 2005.
  • COUTINHO, Marília. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, Artur Gomes, ALBUQUERQUE, Eliana, LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Alfabetização, apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2. 2005.
  • CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves; LIMA, Juliana de Melo. Organização do trabalho pedagógico: o ensino da análise linguística nas séries iniciais. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs). O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  • CARVALHO, Marlene. Ensinar e aprender ortografia: um desafio para professores e alunos. In: CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2009. Disponível no acervo 4. do PNBE do Professor 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário