segunda-feira, 29 de julho de 2013



Segue abaixo as leituras complementares da unidade III. Como os cadernos de formação já chegaram, então não iremos mais disponibiliza-los neste blog. Para acessá-los, segue abaixo o link. Basta clicar e fazer o download. Aproveitem e leiam bastante!




1. Cadernos de Formação:


2. Leituras Complementares:

ANO 1 - A Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética.
  • FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana.Psicogênese da língua escrita.Porto Alegre: Artmed, 1986.
  • MORAIS,Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos,2012.
  • PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização:espaço,tempo e corporeidade. Porto  Alegre: Edelbra,2012.
  • SOARES, Magda.A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica

ANO 2 - A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização.


ANO 3 - O Último Ano do Ciclo de Alfabetização: Consolidando os Conhecimentos.


  • MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
  • BER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: SCIPIONE. 2009.(Acervo PNBE do Professor 2010).
  • SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de. Brincando e aprendendo: os jogos com palavras no processo de alfabetização. IN; LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro (orgs.). Recursos didáticos e ensino da Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: CRV, 2011.
  • SILVA, Alexsandro, MORAIS, Artur Gomes de, MELO, Kátia Leal Reis de.(orgs). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

EDUCAÇÃO DO CAMPO - Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização em Escolas do Campo.

  • SANTOS, Carmi, ALBUQUERQUE, Eliana e MENDONÇA, Márcia. Alfabetizar letrando. In: SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia (orgs.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: 1. Autêntica, 2005.
  • COUTINHO, Marília. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, Artur Gomes, ALBUQUERQUE, Eliana, LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Alfabetização, apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2. 2005.
  • CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves; LIMA, Juliana de Melo. Organização do trabalho pedagógico: o ensino da análise linguística nas séries iniciais. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs). O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  • CARVALHO, Marlene. Ensinar e aprender ortografia: um desafio para professores e alunos. In: CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2009. Disponível no acervo 4. do PNBE do Professor 2010. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013



PARA GOSTAR DE LER
   
Sexa - Luiz Fernando Veríssimo



Conversa entre pai e filho:
- Pai...
- Hummmm?
- Como é o feminino de sexo?
- Quê?
- O feminino de sexo.
- Não tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só há sexo masculino?
- Sim. Quer dizer, não. Existem dois sexos. Masculino e feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino. Sexo é sempre masculino.
- Mas acabas de dizer que há sexo masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou feminino. A palavra Sexo é masculina.
Depois há o sexo masculino e o sexo feminino.
- Não deveria ser "A sexa"?
- Não.
- Porque não?
- Porque não! 'Sexo' é sempre masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- Sim. Não! O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo também. Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- Sim. Quer dizer... Olha. Há sexo masculino e feminino. Não é verdade?
- Sim.
- São duas coisas diferentes.
- Então, como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não. Ou melhor, sim! A palavra é a mesma. Muda o sexo, mas não muda a palavra.
- Então não muda o sexo. É sempre masculino.
- A palavra é masculina.
- Não. "A palavra" é feminino. Se fosse masculino seria "O pala.."
- Basta! Vai brincar.
O menino sai e entra a mãe, o pai comenta:
- Temos que vigiar esse menino...
- Porquê?
- Só pensa em... gramática.

quarta-feira, 24 de julho de 2013



Os Cadernos de Formação do PNAIC já chegaram no nosso Encanto.  A distribuição será feita no próximo encontro.


III Formação dos 

Orientadores de Estudo


             Nos dias 15, 16 e 17 deste mês de julho, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoveu a 3ª Formação para Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro foi no Praiamar Hotel em Ponta Negra - Natal/RN. Na ocasião foram discutidas o andamento das formações nos municípios do nosso Estado, além do estudo das unidades III e IV do Curso de Formação Continuada do PNAIC. A nossa orientadora de estudos Antonia Zilene da Silva Pereira esteve presente.

                 Ainda neste mês de julho se dará início aos encontros no nosso município para iniciarmos os estudos desses novos módulos.

                           Segue abaixo algumas fotos da formação:






 

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina


5º Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


       Mais uma unidade do curso de formação para professores alfabetizadores do nosso município foi concluída. Na oportunidade foi encerrada a 2ª unidade, feito um estudo do material do Projeto Trilhas, além de discutir propostas de atividades de alfabetização com os livros. Segue abaixo as fotos do encontro realizado no mês de junho.






"As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para elas. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. E o sistema de escrita é um deles."
(Emília Ferreiro)